A importância do brincar no processo de aprendizagem

A importância do brincar - imaginação criança

A importância do brincar: Os jogos e brincadeiras são um dos recursos mais eficientes no processo de aprendizagem de infantil

Como já discutimos anteriormente, o momento da brincadeira é uma excelente oportunidade de desenvolvimento infantil, já que não se limita a apenas uma forma de divertimento para as crianças.

Através dos jogos e brincadeiras, a criançada se expressa e aprende. São expostas a situações de vida, relações sociais, acertos e erros, o que lhes permite melhor expressar suas emoções e frustrações. São também uma forma de auto conhecimento, de experimentação, de descobrir do que gostam, quais suas maiores habilidades e desafios.

Além disso, são formas de desenvolver seu raciocínio lógico, sua atenção, criatividade, assim como o desenvolvimento da linguagem e coordenação motora. A brincadeira se torna, portanto, o meio pelo qual a criança se comunica e desenvolve.

No entanto, o que vemos muitas vezes é a desvalorização desse recurso. Em uma tentativa de contribuir para a maturidade infantil, incorporamos às tarefas diárias das crianças uma série de atividades exaustivas. Cursos de idiomas, esportes e tarefas domésticas. A brincadeira, encarada como um entretenimento, acaba ficando de lado em meio a tantas atividades extracurriculares, como se não houvesse outras utilidades mais importantes.

A importância do brincar no processo de aprendizagem

Com tantos benefícios, a brincadeira, antes vista apenas como uma forma de lazer nas escolas, vem a cada dia ganhando espaço na educação das crianças.

Quando utilizada como um recurso escolar, a brincadeira é capaz de tornar a aprendizagem mais atraente, prazerosa e, com isso, muito mais produtiva!

É importante ressaltar que, para termos os benefícios esperados, a brincadeira precisa ser bem utilizada. Então, de forma prática, como podemos utilizar os jogos e brincadeiras para motivar as crianças com os estudos?

Com a variedade de materiais hoje disponíveis na internet, mesmo sem gastarmos é possível encontrarmos diferentes jogos e brincadeiras pedagógicas, com diferentes objetivos. Veja abaixo algumas simples brincadeiras e dicas para tornar o aprendizado muito mais divertido!

Jogo da forca

Se a criança está com dificuldades na escrita, um simples jogo da forca pode ajudá-la a trabalhar a ortografia de forma mais leve, sem estressá-la ou trazer alguma forma de stress que podem fazer com que se feche para o aprendizado da disciplina.

Comece com palavras simples e vá acompanhando o desenvolvimento da criança aos poucos. Cuidado para não colocar palavras muito acima do seu nível atual, para que não se frustre e desanime.

Deixe, também, que a criança escolha a palavra e te desafie a adivinhá-la. Eles adoram essa inversão de papéis!

Semáforo da Pontuação

Caso a criança esteja desanimada e com sono, faça com que se mova. Peça que se levante, ande pelo quarto enquanto relembra alguns conceitos, recita o alfabeto ou realiza cálculos matemáticos.

O Semáforo da Pontuação é um excelente exemplo. Em alguns papéis de diferentes cores, desenhe bem grande os principais sinais de pontuação (ponto, vírgula, exclamação e interrogação). Pode ser, por exemplo, vermelho para o ponto, amarelo para a vírgula, e outras duas cores para a exclamação e interrogação.

Em seguida, se possível, vá para o ar livre. Vocês ficarão a uma certa distância, mas perto o suficiente para que a criança consiga ver as placas.

Peça para que comece a andar em sua direção. Quando você levantar a placa de Ponto, a criança terá que parar. Na Vírgula, andar devagar. A Exclamação indicará que a criança deve dar um pulo. Por fim, na Interrogação a criança deverá fazer uma pergunta. Assim que abaixar qualquer uma delas, ela deverá continuar andando normalmente.

Assim que chegar até você, invertam os papéis.

Tangram

Você conhece o Tangram? É um quebra-cabeças geométrico chinês, formado por 7 peças geométricas. Utilizando as mesmas 7 peças, é possível formarmos mais de 5000 combinações e figuras!

Além de ser uma excelente forma de introduzir formas geométricas, ele desenvolve a criatividade e raciocínio lógico da criança. Mais do que isso, pode ser importante até mesmo no processo de alfabetização.

Como a alfabetização envolve a identificação e diferenciação de letras, o Tangram pode ser uma importante ferramenta na aquisição da capacidade de discriminar visualmente diferentes formas que, mais tarde, facilitarão o processo de alfabetização.

5 minutinhos que fazem toda a diferença

As crianças não possuem a capacidade de concentração dos adultos. Podem ficar cansadas e desanimadas com os estudos rapidamente.

Portanto, caso a criança já esteja cansada tente alternar momentos de brincadeiras com outros de estudo. Faça combinados, combine que, ao final de um período de estudos, vocês brincarão por 5 ou 10 minutos.

Os olhinhos chegam a brilhar! A criança que, há poucos minutos, estava desanimada, rapidamente ganhará uma injeção de ânimo e concentração que farão toda a diferença!

 

E então, o que achou sobre a importância do brincar? Você conhece outros jogos e brincadeiras que podem ajudar nesse processo? Compartilhe com a gente!

 

Sobre a ELLO

Somos especialistas no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, da Alfabetização ao Ensino Médio, apoiando pais no processo escolar de seus filhos.

Na ELLO, oferecemos um acompanhamento personalizado e individualizado. Entendemos que cada aluno é único e precisa de uma estratégia diferente para melhor aprender.

Trabalhamos com aula particular de todas as matérias e acompanhamento escolar multidisciplinar, direcionado para a criação e desenvolvimento de melhores hábitos e rotinas de estudo.

Reconhecemos a importância do brincar e, por isso, trabalhamos também com o desenvolvimento e comercialização de jogos e materiais pedagógicos diversos. São importantes recursos para motivar e potencializar o aprendizado de nossos alunos.