Qual o estilo de aprendizagem do seu filho?

Estilos de Aprendizagem

Aprender não é um processo único. Cada pessoa, ao longo do tempo, acaba por descobrir os melhores métodos e estratégias para aprender de forma mais eficiente.

Você sabe qual o seu estilo de aprendizagem e do seu filho?

Em toda a internet, assim como em jornais e revistas, somos inundados por dicas milagrosas de como aprender. São fórmulas mágicas que garantem o aprendizado em um tempo recorde! Parece bom demais para ser verdade, não é?

Acontece que não há apenas uma forma de aprender e, dificilmente, uma estratégia servirá a todos da mesma forma. Nesse caso, o mais importante é saber identificar o seu estilo de aprendizagem ou do seu filho e como melhor aproveitá-lo.

O que são estilos de aprendizagem?

Estilos de aprendizagem são as diferentes formas ou estratégias que utilizamos para aprender. Isso não quer dizer que cada pessoa utilize apenas uma. Geralmente temos uma preferida, mas ao aprender, podemos utilizar uma combinação delas. O importante é nos conhecermos, entendermos quais são mais favoráveis ao nosso processo de aprendizagem e, a partir daí, identificarmos pontos de melhoria nos nossos estudos.

Uma das teorias mais conhecidas sobre os estilos de aprendizagem surgiu em 1987. Chamada de Vark (acrônimo em inglês para Visão, Audição, Leitura/Escrita e Cinestésico), é um dos caminhos para explorarmos esse tema. A teoria é baseada em um questionário que o ajudará a identificar quais são as formas que as pessoas preferem receber informações e entregar o que aprendem.

Segundo a teoria, a aprendizagem ocorreria por meios sensoriais. Assim, nós poderíamos aprender através dos nossos sentidos (visual, auditivo, tátil), e a nossa preferência nos classificaria em alunos visuais, auditivos, leitores/escritores ou cinestésicos.

Confira abaixo as diferenças entre cada um deles.

Estudante Visual

Alunos visuais geralmente possuem maior facilidade ao interpretar imagens e gráficos, por exemplo. Ao estudar, recorrem frequentemente a cores, desenhos e imagens. Por conta disso, o marca textos, assim como os mapas mentais e flash cards são alguns dos recursos mais utilizados por estudantes desse perfil. Se esse for o seu estilo, busque fazer esquemas, converter anotações em imagens. Faça desenhos ao lado dos livros para ajudá-lo a memorizar alguma informação.

Estudante Auditivo

Conhece aquele aluno que não anota uma palavra sequer durante as aulas, mas consegue ótimas notas nas avaliações. Esses, provavelmente, são estudantes auditivos. Nesse caso, a audição é a melhor ferramenta para processar informações e aprender. Ouça, questione. Por que não gravar as aulas?

Acha que seu filho tem esse estilo? Tente pedir que ele lhe explique o conteúdo invertendo papéis, como se ele fosse o professor e você o aluno. Peça para que leia a matéria ou suas anotações em voz alta. Ouça podcasts sobre o assunto. Responda questões anteriores de forma oral.

Estudante Leitor/Escritor

Para alguns, ler e escrever é o principal recurso. A leitura repetida de textos, livros e anotações é o que produz o melhor resultado. Durante as aulas, faça anotações. Escreva na borda dos livros, faça resumos e listas. Em gráficos e imagens, traduza-os em palavras.

Estudante Cinestésico

Um estudante cinestésico precisa da experiência, de exemplos reais. Demonstrações, simulações, vídeos ou filmes de coisas reais. Tem um filho cinestésico? Não se esqueça dos exemplos. Use e abuse de estudos de caso e exercícios.

Quer saber mais? Faça o questionário do VARK, descubra e comente aqui no blog sobre seu estilo de aprendizagem: Site VARK

 

ELLO Educação

Somos especialistas no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, da Alfabetização ao Ensino Médio, apoiando pais no processo escolar de seus filhos.

Na ELLO, oferecemos um acompanhamento personalizado e individualizado. Entendemos que cada aluno é único e precisa de uma estratégia diferente para melhor aprender.

Trabalhamos com aula particular de todas as matérias e acompanhamento escolar multidisciplinar, direcionado para a criação e desenvolvimento de melhores hábitos e rotinas de estudo.

Reconhecemos a importância do brincar e, por isso, trabalhamos também com o desenvolvimento e comercialização de jogos e materiais pedagógicos diversos. São importantes recursos para motivar e potencializar o aprendizado de nossos alunos.

Leave a Reply