Atualmente, muito se discute sobre quando iniciar a alfabetização infantil.
Na primeira infância, muitos especialistas defendem que as crianças precisam preencher seu tempo com brincadeiras e atividades ao ar livre, já que o ato de brincar contribui para o desenvolvimento da criança em inúmeros aspectos: físico, afetivo, intelectual e social. Assim, são atividades fundamentais que também contribuirão para o seu amadurecimento cerebral e processo no aprendizagem.
Mas então quando e como iniciar a alfabetização?
Devido à importância do brincar para o desenvolvimento infantil, temos que ter cuidado para não iniciarmos o processo de alfabetização de maneira precoce.
No entanto, isso não significa que não possamos estimular as crianças e prepará-las para o momento da alfabetização já na primeira infância. São diversas as possibilidades de apresentar as letras e palavras aos pequenos, mesmo antes de se iniciar o processo de alfabetização.
Confira abaixo algumas dicas.
Leia para o seu filho
A leitura e contação de histórias é fundamental nesse processo. Através das histórias infantis, oferecemos às crianças um passaporte para o mundo real e da imaginação. É uma das primeiras oportunidades de apresentá-la a um universo de palavras e significados do universo infantil.
Músicas e cantigas
Inclua no seu dia a dia um repertório variado de cantigas e canções (mesmo antes de nascer, na barriga da mãe!). Além de auxiliar no desenvolvimento da musicalidade, também é uma possibilidade de apresentação de palavras e maior facilidade na discriminação auditiva.
Enriquecimento do ambiente
Busque enriquecer o ambiente da criança. Mesmo que ainda não esteja alfabetizada, inclua elementos relacionados às letras e números em seu dia a dia. Pode ser um quadro decorativo, um jogo de memória. A familiaridade com esses elementos poderá auxiliá-la em seu futuro processo de alfabetização.
Discriminação visual
A discriminação visual de letras é uma habilidade importantíssima no processo de alfabetização. Essa habilidade permitirá que faça a correta identificação e diferenciação das letras.
Portanto, busque desenvolver essa habilidade. Procure por jogos e brincadeiras, como jogo da memória, quebra cabeças ou tangram, por exemplo.
Em nossa loja, temos alguns exemplos.
O que achou? Com essas dicas, ao iniciar seu processo de alfabetização, a criança já estará munida de um rico vocabulário e habilidades que poderão ser valiosas em seu processo de identificação.
Quer saber mais sobre o processo de alfabetização?
Conheça nossos serviços: Alfabetização e Letramento
Sobre a ELLO
Somos especialistas no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, da Alfabetização ao Ensino Médio, apoiando pais no processo escolar de seus filhos.
Na ELLO, oferecemos um acompanhamento personalizado e individualizado. Entendemos que cada aluno é único e precisa de uma estratégia diferente para melhor aprender.
Trabalhamos com aula particular de todas as matérias e acompanhamento escolar multidisciplinar, direcionado para a criação e desenvolvimento de melhores hábitos e rotinas de estudo.
Reconhecemos a importância do brincar e, por isso, trabalhamos também com o desenvolvimento e comercialização de jogos e materiais pedagógicos diversos. São importantes recursos para motivar e potencializar o aprendizado de nossos alunos.