Aulas Online: como preparar o seu filho?

Aula Particular Online - ELLO

A pandemia do coronavírus trouxe grandes mudanças para a realidade escolar. As escolas, pais, alunos e professores tiveram que se reinventar e se adaptar para aulas online, através de novos meios de se ensinar e aprender. Em questão de semanas, uma grande adaptação teve de ser feita de forma rápida, promovendo mudanças intensas no âmbito educacional, mas sem uma mudança correspondente na obrigatoriedade dos dias letivos e carga horária.

Mas como podemos nos preparar e ajudar nossos filhos a melhor se adaptarem às aulas online?

Estamos todos nos desdobrando e nos reinventando para melhor aproveitarmos essa nova realidade distante das salas de aulas. Mas existe algo que podemos fazer para facilitar a adaptação das crianças e adolescentes nesse processo? Confira abaixo algumas dicas e sugestões:

  • Simule o ambiente escolar

As escolas e salas de aulas foram pensadas e formatadas para facilitar o aprendizado. Mesas, cadeiras, ambiente, estímulos, tudo pensado minimamente para o benefício dos alunos. Em nossas casas, o ideal seria tentar reproduzir esse ambiente de alguma forma, trazendo o conforto e concentração necessárias para um bom aproveitamento das aulas.

Tente separar apenas o material necessário para os estudos no ambiente. Retire quaisquer possíveis distrações, como aparelhos eletrônicos, televisão, animais domésticos. Separe uma garrafinha de água, para que não sejam necessárias interrupções desnecessárias durante o período de estudos.

Se possível, inclua elementos do dia a dia escolar na rotina do aluno, como a utilização do uniforme, mochila, estudos etc.

  • Teste plataformas de ensino

Hoje em dia as crianças parecem já saber utilizar a tecnologia, desde muito pequenos. Isso, no entanto, não elimina a necessidade de garantirmos o bom funcionamento dos equipamentos e tecnologias envolvidas nas aulas. Certifique-se que microfone, câmeras, acessos do e-mail e tudo o mais envolvido nas aulas online esteja funcionando perfeitamente.

  • Rotina de Estudos

A organização dos estudos é um dos pilares do sucesso escolar. Tente deixar visível, preferencialmente no quarto da criança ou em seu ambiente de estudos, um quadro de tarefas e rotinas, descrevendo os dias da semana, os horários de cada disciplina e as demais atividade da criança. Não se esqueça de incluir inclusive os horários de refeições, descansos, lazer, hora de dormir e higiene pessoal (tudo conta!)

Isso tudo será de grande importância para ajudar a criança a se organizar, saber o que é esperado dela e, assim reduzir a ansiedade.

  • Revisão dos conteúdos do dia

Estimule, sempre que possível, a criança a revisitar o que aprender na aula do dia. Pode ser de maneira informal, perguntando sobre as aulas, os conteúdos do dia, como em uma conversa. Se possível, participe também do momento do dever de casa (mas sem comprometer a autonomia da criança!). Confira os deveres, converse, seja um espectador ativo da vida escolar do seu filho!

  • Lazer e socialização

Nem só de estudos vive uma criança. O lazer pode ter papel igualmente importante para o processo de aprendizado, permitindo que a criança esteja mais aberta ao aprendizado. Separe alguns momentos do dia para que a criança relaxe, converse com amigos, interaja com outros colegas de classes.

 

Sobre a ELLO

Somos especialistas no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, da Alfabetização ao Ensino Médio, apoiando pais no processo escolar de seus filhos.

Na ELLO, oferecemos um acompanhamento personalizado e individualizado. Entendemos que cada aluno é único e precisa de uma estratégia diferente para melhor aprender.

Trabalhamos com aula particular de todas as matérias e acompanhamento escolar multidisciplinar, direcionado para a criação e desenvolvimento de melhores hábitos e rotinas de estudo.

Reconhecemos a importância do brincar e, por isso, trabalhamos também com o desenvolvimento e comercialização de jogos e materiais pedagógicos diversos. São importantes recursos para motivar e potencializar o aprendizado de nossos alunos.

Leave a Reply