“eu estudei e sabia o conteúdo, errei por falta de atenção”.
Essa frase é familiar? Essa é uma das principais queixas que recebemos dos pais e alunos, ao longo de todos os anos acompanhando crianças e adolescentes. São alunos que por vezes possuem uma rotina de estudos, sabem a matérias, mas na temida avaliação, o resultado não vem como esperado.
Como ajudá-los?
Em primeiro lugar, não ajude em excesso. O que quero dizer com isso? Durante as avaliações, nós não poderemos estar presentes. Portanto, evite se tornar uma muleta para o seu filho, apontando imediatamente os erros cometidos. Isso acabará por desestimulá-lo e melhorar e evitar novos erros. É importante que tanto pais quanto professores o incentivem a perceber os próprios erros, desenvolvendo a percepção visual e o aprendizado com os erros cometidos.
Como abordar essa dificuldade?
Uma prática bem simples e muito eficiente é indicar parcialmente os erros.
Por exemplo, ao corrigir as tarefas escolares do seu filho e identificar algum erro, indique o erro de forma indireta.
Em uma redação, se encontrar algum erro ortográfico, ao invés de imediatamente corrigi-lo, assinale com um asterisco a linha que possui algum erro, para que ele possa identificá-lo.
Em questões matemáticas, faça o mesmo quando identificar erros de sinais ou de contas. Inicialmente, pode até ser um sinal diferente para cada tipo de erro. Mas, com o tempo, vá dificultando, aumente o campo da investigação. Ou seja, não mais indique a linha o erro, mas talvez em qual equação matemática, ou duas linhas do texto, ou quem sabe até em um parágrafo, está o erro.
Ao longo do tempo, isso vai incentivá-lo a criar o hábito de conferir suas questões e, como tudo na vida, essa é uma habilidade que requer prática. É preciso desenvolver a própria capacidade de investigar os erros.
Sobre nós
Somos especialistas no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, da Alfabetização ao Ensino Médio, apoiando pais no processo escolar de seus filhos.
Na ELLO, oferecemos um acompanhamento personalizado e individualizado. Entendemos que cada aluno é único e precisa de uma estratégia diferente para melhor aprender.
Trabalhamos com aula particular de todas as matérias e acompanhamento escolar multidisciplinar, direcionado para a criação e desenvolvimento de melhores hábitos e rotinas de estudo.
Reconhecemos a importância do brincar e, por isso, trabalhamos também com o desenvolvimento e comercialização de jogos e materiais pedagógicos diversos. São importantes recursos para motivar e potencializar o aprendizado de nossos alunos.