Durante o desenvolvimento infantil, existem alguns marcos importantes. O início do engatinhar, da fala, os primeiros passos, assim como o início da leitura e da escrita.
São momentos importantes mas cercados de grande ansiedade dos pais. Quando algo não sai como esperado, em questão de dias a criança que seguia um desenvolvimento tranquilo, se vê em um ambiente de grandes cobranças e apreensões.
No caso da leitura e da escrita, isso fica mais evidente ao ingressarem no Ensino Fundamental, ambiente inicial da alfabetização. Nesse momento, a comparação dos pequenos com outras crianças só aumenta essa ansiedade. Enquanto alguns parecem “tirar de letra”, outros nem tanto. A forma do outro se desenvolver parece ser a regra.
Quando devo me preocupar?
Em primeiro lugar, temos que entender que alfabetizar é um processo. Cada criança possui um ritmo e, com isso, poderá ter um tempo diferente para concluir esse processo. Enquanto alguns crianças poderão terminar o primeiro ano alfabetizadas, é provável que outros só terminem esse processo no segundo ano do ensino fundamental.
Portanto, tenha cuidado. A preocupação e a comparação podem acabar por trazer essa ansiedade que, se transmitidos à criança, podem criar barreiras nesse processo.
O que fazer?
O mais importante é um oferecer um ambiente rico para o seu desenvolvimento. Ofereça livros, leia para o seu filho. Demonstre o seu amor pela leitura. Com certeza esse será um hábito importantíssimo para o desenvolvimento do seu filho.
Além disso, esteja atento. Se, ao longo do segundo ano perceber que a criança não está apresentando os avanços em seu processo de alfabetização, ou quando possui algum bloqueio com a leitura e a escrita, peça orientação. Converse com professores busque alguma orientação profissional.
Nesses casos, temos que observar e entender quais são os possíveis obstáculos que a criança está enfrentando. Mesmo assim, não há necessariamente uma causa primária, como algum distúrbio de aprendizagem.
Temos que observar o contexto geral e levar em consideração:
- A criança está motivada a aprender?
- A criança está passando por alguma mudança, como mudanças de cidade, ou mesmo na estrutura familiar (divórcio, um novo irmão)?
- A dificuldade é específica em algum assunto?
- Há alguma resistência da criança em ir para a escola?
- A proposta pedagógica da escola é a mais adequada para o seu filho?
Portanto, é preciso sensibilidade. São diversos os pontos que podem influenciar nesse processo e que, não necessariamente, significarão um distúrbio de aprendizagem, ou mesmo uma falta de vontade ou preguiça dessa criança em aprender.
Precisa de orientação nesse processo? A ajuda profissional de uma equipe multidisciplinar pode guiá-lo para o melhor desenvolvimento escolar do seu filho.
Sobre a ELLO
Na ELLO, oferecemos um acompanhamento personalizado e individualizado. Entendemos que cada aluno é único e precisa de uma estratégia diferente para melhor aprender.
Somos especialistas no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, da Alfabetização ao Ensino Médio, apoiando pais no processo escolar de seus filhos.
Trabalhamos com aula particular de todas as matérias e acompanhamento escolar multidisciplinar, direcionado para a criação e desenvolvimento de melhores hábitos e rotinas de estudo.
Reconhecemos a importância do brincar e, por isso, trabalhamos também com o desenvolvimento e comercialização de jogos e materiais pedagógicos diversos. São importantes recursos para motivar e potencializar o aprendizado de nossos alunos.